Para sobreviver a uma competição de mercado acirrada, os varejistas enfrentam um mundo de negócios orientado por dados e repleto de complexidades.
Desde o gerenciamento de grandes quantidades de dados em múltiplos canais e sistemas diferentes até ter que garantir experiências omnichannel perfeitas para os clientes, os desafios são imensos.
Sistemas separados, silos de dados e falta de insights em tempo real prejudicam a tomada de decisões e – consequentemente – impactam os negócios, podendo afetar – inclusive – a satisfação do cliente em vários aspectos.
Ao investir em recursos robustos de gerenciamento de dados e integração de sistemas, o varejo desbloqueia todo o potencial de seus dados e cria insights acionáveis para melhorar a eficiência operacional e proporcionar experiências inesquecíveis aos clientes.
Escolhemos quatro histórias de varejistas líderes que tiveram sucesso ao integrar suas aplicações, com os resultados transformadores e de impacto no mundo real do gerenciamento de dados mais inteligente no varejo.
Christofle: integrando Microsoft Dynamics 365, Oracle JDE e Magento
Para a Christofle, uma marca de luxo conhecida por sua ourivesaria e utensílios de mesa excepcionais, oferecer uma experiência premium ao cliente não era negociável. Mas, à medida que suas operações se expandiam, também aumentava a complexidade de seus sistemas. Sincronizar o Microsoft Dynamics 365, Oracle JDE, Magento e uma plataforma de marketing para criar uma jornada unificada para o cliente parecia um desafio insuperável. Até a empresa optar por integrar estes sistemas.
Com uma proposta de integração robusta entre suas aplicações, Christofle transformou suas operações e conseguiu aprimorar suas campanhas de marketing personalizadas com base nos dados do cliente. Com isso, simplificou o gerenciamento de estoque global e os ciclos de desenvolvimento de altos custos tornaram-se coisa do passado.
De acordo com Saad Moumou, Diretor de Sistemas da Tecnologia da Informação, sua própria equipe conseguiu melhorar a comunicação entre os sistemas. Os resultados positivos se tornaram uma realidade perfeita e que prioriza o digital, destacou.
New Flag: integrando Microsoft Dynamics 365, Anaplan, Spryker e ShareFlex
A New Flag, uma distribuidora de produtos de beleza que atua em 80 países, enfrentava um dilema: o próprio sucesso, que impulsionou seu crescimento, criou silos de dados e sistemas desarticulados. Integrar o sistema ERP, as ferramentas de planejamento de demanda e as plataformas de comércio eletrônico está sendo fundamental para manter o seu ritmo de crescimento.
O projeto de integração garantiu o ecossistema digital unificado ao conectar o Microsoft Dynamics 365, Anaplan, Spryker e ShareFlex.
A empresa centralizou seu hub de dados, aumentou a segurança e reduziu as cargas de trabalho manuais e os erros. Os processos de negócios de ponta a ponta se tornaram uma realidade, permitindo inovar com confiança.
Christian Engl, Diretor Associado de Produtos e Operações de TI, descreveu os resultados da integração como “o coração de TI” para capacitar a New Flag a permanecer ágil e resiliente em um mercado em constante mudança.
Fragrâncias Creed: integrando ERP Microsoft Dynamics 365 e APIs
Por mais de 260 anos, a Creed cria perfumes icônicos celebrados em todo o mundo. No entanto, a expansão de um negócio quase tricentenário, para atender às demandas modernas, exigiu a reimaginação de seus sistemas de TI.
Coordenar a fabricação, o comércio eletrônico, a logística e o gerenciamento de revendedores em várias regiões geográficas representou um desafio significativo, superado pela integração com a Plataforma de Integração Magic e os serviços Magic EDI.
A empresa construiu um ecossistema robusto e interconectado, com processos padronizados entre aplicativos e fluxos de trabalho automatizados tornaram-se a regra. O resultado foi permitir o monitoramento das atividades de negócios em tempo real proporcionou uma visibilidade sem precedentes. O projeto acelerou a implementação do ERP Microsoft Dynamics 365 e integrou uma ampla gama de fluxos e sincronização de dados por meio de APIs, facilitando a compatibilidade entre todos os aplicativos de negócios do grupo e oferecendo maior tranquilidade para as equipes de TI.
“A Plataforma de Integração Magic facilita a interoperabilidade em tempo recorde”, disse Neil Store, Diretor de Sistemas de TI. Hoje, as operações da Creed fluem tão suavemente quanto suas fragrâncias lendárias, garantindo que sua herança e inovação coexistam perfeitamente.
King Jouet: Brinquedos, tecnologia e transformação
A King Jouet, uma varejista familiar de brinquedos com 388 lojas em toda a Europa, imaginava se tornar um player líder em vários canais. No entanto, os fluxos de dados fragmentados e os sistemas díspares estavam impedindo-a de atingir seu objetivo.
A integração na King Jouet envolveu dois projetos: a implantação do Microsoft Dynamics na nuvem e, paralelamente, o desenvolvimento de interfaces para comunicar seus principais aplicativos de software. Essas aplicações incluem checkout e gerenciamento de loja, sistema de gerenciamento de armazém (WMS), gerenciamento de caixa, site de e-commerce, portal de pedidos B2B dedicado aos afiliados e diversas outras aplicações, como gerenciamento de relatórios de despesas ou ferramentas de tomada de decisão.
A comunicação e atualizações centralizadas dos dados em tempo real revolucionaram processos gerenciais da empresa. A produtividade aumentou, a colaboração em toda a organização melhorou e a empresa tem agora o melhor controle sobre o estoque e os prazos de entrega.
Vincent Peigneux, chefe de gerenciamento e desenvolvimento de dados, descreveu a consolidação do fluxo de dados como o ponto alto para a empresa conseguir os seus objetivos.
A linha comum nas integrações
Essas histórias destacam uma verdade universal: a integração não é apenas uma atualização técnica, ela é um facilitador estratégico dos negócios. Ao quebrar os silos e conectar os sistemas, a integração capacita os varejistas a oferecer experiências incomparáveis aos clientes, otimizar as cadeias de suprimentos e preparar suas operações para o futuro.
