Foram envolvidas 65 aplicações de software na troca de dados, incluindo três lojas virtuais conectadas aos principais marketplaces
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), uma organização cristã brasileira sem fins lucrativos e dedicada a disseminar o conhecimento da Bíblia, fundada em 1948, contratou a plataforma Magic xpi, por intermédio da Novacon, para a integração de seus sistemas de informação visando criar um ambiente tecnológico homogêneo para acelerar a gestão dos negócios.
A SBB contabiliza mais de 1 milhão de unidades de produtos comercializados, entre eles a Bíblia, incluindo uma edição em braile, a Bíblia da Mulher, diversas publicações para crianças e uma ampla linha de materiais de difusão educacional. A instituição promove diversas ações sociais em todos os estados brasileiros para a difusão dos valores bíblicos apoiada na distribuição de exemplares do Livro Sagrado em presídios, escolas e entidades sociais.
Para gerenciar toda a operação industrial, comercial, logística, coleta e gestão de doações, a estrutura de TI da SBB é bem complexa, com sistemas distintos que necessitam conversar entre si para a troca de dados em várias etapas dos processos da organização. Para melhorar a sua infraestrutura de TI, a empresa promoveu uma série de melhorias nas aplicações e iniciou um audacioso projeto de integração.
Segundo Fernando Araújo, gerente de desenvolvimento de sistemas da SBB, a plataforma Magic xpi foi escolhida para este desafio porque ela oferece uma série de conectores homologados pelos principais fabricantes de software de gestão, é fácil de usar e não depende do desenvolvimento de código. “Imagine ter que fazer o barramento manual para dezenas de sistemas e uma enorme quantidade de dados gerados pelas transações de negócios; teríamos que destacar toda uma equipe para desenvolver a integração.”, afirma ele.
O projeto envolve até o momento 65 integrações, sendo considerado, segundo a própria Magic Software, o maior no Brasil entre as empresas usuárias da ferramenta Magic. Além do ERP e CRM, estão integradas as aplicações de vendas nos pontos de venda na modalidade porta a porta (Projeto Semeador), de Recursos Humanos, mensageria de NF-e, gestão fiscal, controle de armazéns, meios de pagamentos, além da aplicação de gestão da coleta de doações.
A SBB também possui três lojas virtuais integradas com a plataforma dos Correios para entrega e rastreamento de produtos e conexão direta com os principais marketplaces (Submarino, Americanas.com, Shoptime, Mercado Livre, Magazine Luiza e Carrefour). Também foi integrado o sistema de vendas para atacadistas e as integrações com Amazon.com.
“A nossa ideia foi promover um ambiente com os melhores recursos tecnológicos um dos primeiros projetos de integração envolveu a foi a preparação para o Bloco K do SPED, que levou meio período de trabalho e resultou em uma automatização onde conseguimos reduzir de 5 dias para apenas 30 minutos o tempo entre o pedido de venda, consulta de estoque, separação do pedido e programação de entrega. O segundo projeto foi a migração do nosso antigo sistema de RH para um sistema mais moderno, onde o Magic facilitou muito o nosso trabalho”, acrescenta Araújo.
Com o Magic xpi, o gerente de desenvolvimento de sistemas da SBB afirma que a organização ganhou dinamismo para novos negócios e a sua equipe de TI passou a cuidar de outras atividades de apoio aos seus mais de 250 usuários de sistemas e serviços de TI da SBB. “Antes as integrações eram criadas com desenvolvimento interno com recursos limitados não conseguimos atender as necessidades de crescimento de nossa infraestrutura. E estas limitações do ponto de vista operacional, tinham possibilidades de falhas e de acompanhamento. Com o Magic xpi, além de melhorar as integrações, eliminamos a dependência do código”, afirma.
A Sociedade Bíblica do Brasil possui regionais em várias capitais SP, Brasília, BH, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife, e Belém, que servem como ponto de atendimento institucional e de distribuição dos materiais produzidos e ações de difusão da Bíblia.