Quatro atitudes essenciais de liderança de TI

Sun Tzu observou que “estratégia sem tática é o caminho mais lento para a vitória,” e “táticas sem estratégia é o ruído antes da derrota”. Os gerentes de TI hoje em dia devem prestar a mesma atenção às estratégias de negócios como fazem com as soluções técnicas. Eles tem que achar o equilíbrio na abordagem de projetos de TI que lhes permite gastar pelo menos a mesma quantidade de tempo considerando melhores maneiras de conduzir os negócios como eles gastam considerando a melhor tecnologia para realizar seus objetivos.

Sun-Tzu

Escutando

O TI precisa ouvir as necessidades das empresas e as tendências em tecnologia. Isso é claro. Mas o que pode não ser tão claro é de onde os novos desenvolvimentos que terão impacto de TI estão surgindo. TI deve ouvir mais do que apenas tendências no mercado de soluções corporativas. Também é preciso prestar atenção ás tendências de consumo, especialmente na área de computação móvel. Tecnologias disruptivas – tecnologias que oferecem maiores benefícios mas requerem grandes ajustes no jeito de fazer as coisas – pode ser observado e deve ser cuidadosamente considerada para que as organizações possam alcançar o equilíbrio entre recursos de ponta e soluções comprovadas. Uma atitude de escuta permitirá que você possa descobrir as necessidades de seus usuários empresariais e a mistura certa de tecnologia para atender a essas necessidades.

Inovação

Minha empresa investe em inovação em alto nível assim como muitos fornecedores de TI. O Investimento da Intel de 100 milhões de dólares em recente pesquisa universitária é apenas o último pedaço de evidência que demonstra que a era da inovação está longe de terminar.

Entretanto, inovação é sobre cultura tanto quanto tecnologia. Inovação não é simplesmente responsabilidade de fornecedores de TI e empresas de software. Os departamentos de TI nas empresas precisam ser constantemente buscar o melhor caminho. Uma atitude de inovação permitirá à sua organização de TI encontrar o equilíbrio entre a satisfação das necessidades atuais e antecipar necessidades futuras. Um departamento de TI não deve procurar ser a fundação que cimenta uma organização no local, mas as rodas que lhes permitem seguir em frente.

Serviços

O propósito de ouvir e de inovação na empresa de TI é alcançar um maior nível de serviço.

Tecnólogos em minha empresa e a maioria dos forncecedores de TI se orgulham da eficiência das suas soluções. Afinal, TI é uma máquina automatizada de manipulação de informação. Mas para ser transformadora nas empresas de hoje, a TI deve se concentrar em mais que eficiência. A real transformação de TI tem mais a ver com a mudança em negócios que eleva o nível de serviço do que com a simples redução dos custos dos serviços existentes. Encontrar o equilíbrio ideal entre eficiência e nível de serviço deve ser uma das principais preocupações entre os líderes de TI. Uma atitude de serviço permite que uma organização de TI concentre-se na produção de valor para o negócio e não apenas na redução de seus custos operacionais. Para ser claro, o custo operacional reduzido é um dos valores-chave que um departamento de TI pode entregar a um negócio, mas quando ele faz o seu melhor trabalho, ele também melhora os processos de uma forma que leva a melhores resultados.

Excelência

Finalmente, uma atitude  de excelência é essencial para se tornar uma organização de TI de primeira categoria. Quanto mais eu aprendo sobre as equipes de TI em organizações como a Allstate, UPS e as Nações Unidas, mais eu vejo como essas organizações líderes são movidas por uma atitude de excelência. Organizações com excelência tem líderes excelentes e líderes excelentes focam na construção de excelentes relações. Líderes buscam maior produtividade e melhores resultados. Líderes procuram entender o que é possível e o que deve ser feito.

Regev Yativ -  Presidente e CEO Magic Software Enterprises USA
Regev Yativ – Presidente e CEO Magic Software Enterprises USA

 

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