A capa da revista MSDN de outubro traz como manchete principal: “Programação Assíncrona”. Nela você encontrará três artigos sobre alguns novos recursos propostos que tornarão mais fácil escrever código, o que por sua vez irá ajudar a criar eficiências nas aplicações do Visual Studio para programação assíncrona.
O artigo completo trata sobre como será possível no futuro, escrever código que faz o que a plataforma de aplicações Magic tem feito automaticamente para seus programadores há mais de 10 anos. Visual Basic e C # não têm esses recursos, mas os artigos dizem que eles terão no futuro, porém ainda exigirão que o desenvolvedor adicione código especial e os criadores dessas linguagens estão tão longe de uma solução que estão utilizando a revista para solicitar feedback sobre a ideia.
Eu acho que é fácil para nós que estamos familiarizados com a eficiência contínua do uniPaaS através da arquitetura multithread simultânea, esquecer que outros desenvolvedores precisam dizer a seus programas como lidar com a simultaneidade da execução da tarefa. Eu lembro de ter ficado muito impressionado com a analogia inicial usada para explicar o mecanismo do motor Magic e do broker Magic: o exemplo utilizado foi o de um restaurante com muitos garçons e pouquíssimos cozinheiros que em um curto espaço de tempo estavam trabalhando em muitas refeições em paralelo, quebrando a preparação das refeições em etapas distintas e saltando para trás e para frente entre as tarefas.
Na Magic Software, falamos muito sobre como a nossa vantagem é uma arquitetura orientada a metadados, mas quando você lê os artigos na revista MSDN de outubro cristalizam-se alguns dos disparates de baixo nível que outros desenvolvedores precisam aturar todos os dias sem perceber que é um desperdício completo de tempo na criação de aplicações de negócios nessas linguagens (e não me interpretem mal, Java não é melhor). O triste para esses desenvolvedores é que eles têm que acrescentar lotes de instruções em seu código para dizer ao programa como processar tarefas simultaneamente. Realmente, em 2011 programadores feras são pagos com alto salários e ainda escrevem os mesmos conceitos de código repetidas vezes?
Felizmente, existe uma maneira mais inteligente de fazer programação assíncrona e obter aplicações altamente eficientes sem gastar um segundo de raciocínio. Essa abordagem é encontrada na plataforma de aplicações uniPaaS da Magic Software. Mesmo depois que a Microsoft terminar suas “melhorias” para C # e Visual Basic (azar se você estiver usando uma linguagem diferente), você ainda terá de adicionar manualmente instruções “esperadas” ao seu código.E já que não havia pensado em encaminhar a migração e tratar de maneira diferente a simultaneidade, você terá que retirar manualmente todo o código de simultaneidade que já exista. Eca! Os três artigos foram agradáveis, muito esclarecedores quanto ao tédio do outro lado da cerca, mas para mim, aqui vão três vivas para o uniPaaS!
Para ver uma amostra de um aplicativo de negócios rodando na plataforma de aplicações da Magic Software veja o RIA Demo aqui. Para ler mais sobre como Magic Software é a mais inteligente plataforma de aplicativos, consulte as informações no site da empresa.
Glenn Johnson – Senior Vice President – Magic Software Americas