A arte da integração de sistemas e processos rejuvenesceu, e evoluiu, com a nova versão 4.5 da Plataforma de Integração Magic xpi.
Esta nova versão lançada pela Magic Software traz inovações em todos os seus módulos: Studio, Server e Monitor.
E vamos abordar a seguir as principais novidades de cada um deles.
Novidades no Magic xpi 4.5 Studio
O Magic xpi 4.5 Studio foi totalmente recriado, baseado agora no Visual Studio Shell (2010).
-
Visual
Uma nova iconografia dos objetos trouxe mais clareza e leveza ao desenho dos fluxos de integração.
A interface básica agora é a TBI (Tabbed Document Interface). Isso reduziu enormemente o número de janelas modais, em favor dos documentos lado a lado.
Isso permite, por exemplo, que vários DataMappers fiquem abertos ao mesmo tempo, junto com o seu fluxo original:
Diversos Fluxos podem estar abertos simultaneamente, permitindo a comparação “visual” entre eles:
Várias outras parametrizações gerais do projeto agora foram redesenhadas como Repositórios, também com a interface TBI:
-
MiniMap
O MiniMap permite ter a Bird View do fluxo, especialmente útil para aqueles que estão muito grandes para caber no canvas natural de design:
-
JSON
A manipulação de documentos em formato JSON agora é nativa no DataMapper, através do suporte ao JSON Schema:
-
Schedulers
Os Schedule Services agora são associados com um External Service do projeto:
Como os External Services são definidos em arquivos xml externos ao projeto em si, as regras de agendamento (tipos, horários, frequência, etc) podem ser alteradas em tempo de execução sem a necessidade de alterar o código do projeto.
-
WCF Client
Um novo conector está presente na biblioteca standard do produto, WCF Client:
Ele permite consumir webServices SOAP através da tecnologia MS.NET Windows Communication Foundation, ao invés do SystInet (que permanece disponível no produto, como opção de consumidor/provedor de webServices SOAP através da tecnologia Java).
-
Connector Builder
Como parte da Suíte do Magic xpi 4.5 nós temos também agora o Connector Builder:
Uma evolução do Magic xpi SDK que permite criar novos componentes/conectores em Java e MS.NET para o Magic xpi 4.5 com acesso a todas (100%) funcionalidades do produto, tal qual os componentes/conectores standard:
Por exemplo, suporte a licenciamentos para aqueles que desejam criar e comercializar seus conectores.
De fator, o Connector Builder é a nova plataforma oficial usada pela Magic Software para componentes/conectores da própria biblioteca standard do produto.
O conector MQTT por exemplo, para IoT, é um exemplo de componente criado através do Connector Builder e que vem na Suíte:
-
Debug
O processo de Debug também foi simplificado. As ações como BreakPoint, Suspend, etc, são agora feitas diretamente na interface de desenho do fluxo de integração:
Sem a necessidade de entrar em Debug Mode inicialmente (modo este que não existe mais).
-
Migração
O migração de projeto para o novo Magic xpi 4.5 é feita diretamente pelo Studio ao abrir um projeto em versão anterior:
As migrações estão garantidas desde a versão iBOLT 3.2 em diante. Ela é simples direta. O Magic xpi 4.5 Studio realiza todo o upgrade e ao final, produz um relatório de eventuais ajustes (mínimos) que possam ser necessários no projeto. Não é necessário fazer migrações intermediárias (ex: da v3.2 para a v3.4, para a v4.0, antes de chegar na v.45).
NOTA: Eventuais ajustes manuais que estão documentados nas migrações anteriores, por exemplo ao passar da v3x para a v4x, continuam sendo necessários ao passar destas mesmas versões anteriores para a versão 4.5.
Novidades no Magic xpi 4.5 Server
O Magic xpi 4.5 Server agora é baseado no Magic xpa 3x.
-
Engine de Execução de Projetos (Integration Server)
Isso permitirá ao executor dos projetos (Magic xpi Server) se beneficiar de todos os avanços tecnológicos desta versão, em relação aos seus predecessores ainda baseados no uniPaaS 1.9.
-
Desacoplamento
Outra alteração extremamente importante é o Database Decoupling:
Novos SPACEs e PUs no GigaSpaces agora estão encarregados de fazer a interface entre o Magic xpi Server e o Banco de Dados Interno, de forma totalmente indireta:
O Magic xpi Server lê e grava no GigaSpaces, que por sua vez lê e grava no Servidor de Dados.
Desta forma, problemas que eventualmente ocorram no Servidor de Dados não são propagados para o Magic xpi Server, pois ficam barrados no GigaSpaces.
Novidades no Magic xpi 4.5 Monitor
O Magic xpi 4.5 Monitor agora é baseado totalmente na interface Web (Browser). A mesma que foi lançada na versão anterior, Magic xpi 4.1.
A antiga versão Client/Server do Monitor foi aposentada, não faz mais parte da Suíte.
-
Interface Completa na Web
Desta forma, informações como Activity Log, BAM e ODS, estão agora disponíveis também nesta interface Web:
-
Performance
Um novo mecanismo de paginação de dados permite fazer com que, independentemente de quantos registros existam na tabela de log (ifs_actlog), o desempenho para busca destas informações para apresentar seja feito em blocos e se mantém constante:
Além disso, configurações específicas por cada projeto (IFS.INI) permitem definir se os BLOBs anexados às mensagens (User Message, BAM, Component Logging) deverão ser salvos no Banco de Dados Interno ou em um File Server (pasta).
-
Instâncias de Execução
É normal que um fluxo que iniciou um processo (main branch), como por exemplo aquele foi executado por um agendamento, chamada de webService etc, invoque outros fluxos (sub flows) para completar a sequencia lógica das tarefas a executar. Os novos filtros Root FSID, Flow Request ID e FSID permitem isolar (filtrar) somente as ações que fazem parte daquela instância de execução:
Veja um resumo gráfico de como funciona esta arquitetura:
-
Configurações Externas
Como a versão Client/Server do Monitor foi aposentada, um novo utilitário chamado Environment Settings:
Está disponível agora, para fazer as configurações dos serviços e recursos externos do projeto, em tempo de execução, em ambiente de produção ou testes.
Esta é a nova cara do Magic xpi, a plataforma de integração da Magic Software que viabiliza de maneira rápida, eficiente e cost-effective as integrações entre sistemas e processos.
Para receber os artigos do Blog Magic Brasil em primeira mão no seu email registre-se aqui
Show… só coisa legal.