Veja como localizar e centralizar todas as informações de rastreabilidade (logs)
do seu ambiente Magic xpi.
Durante suas atividades (execuções), os diversos módulos da Suíte Magic xpi vão registrando eventos importantes que vão ocorrendo, sejam dos níveis “Informação“, “Alerta” ou “Atenção Imediata“, através de um sistema de logs.
Conforme for o módulo e a natureza do evento ocorrido, estas informações de rastreabilidade vão sendo disponibilizadas em diferentes locais (pastas) e formatos (txt por exemplo).
Estas informações são muitos úteis para o acompanhamento e entendimento de como o ambiente Magic xpi se comporta em diferentes momentos e situações.
São informações relevantes para o time DEV por exemplo, sobre um ambiente de QA.
Ou para o time SUPORTE, sobre um ambiente de PROD.
A partir da sua versão 4.13, o Magic xpi disponibiliza em sua Suíte uma ferramenta que reúne e empacota todos estes logs num só local.
Esta ferramenta é o “LogsCollector“:
Ela escaneia e consolida em um arquivo ZIP todas as informações de rastreio disponíveis (e espalhadas) no ambiente instalado, que podemos por exemplo distribuir para outros times a fim de compartilhar estes logs.
E é muito fácil de utilizar.
Basta abrirmos o prompt DOS da máquina (como ‘Admin‘), navegar até a pasta “%magicxpi_home%\Tools\LogsCollector” e executar o comando:
logs_collector.bat
A ferramenta gera um arquivo de nome “logs-<NOME_SERVIDOR>.zip“:
Este é o pacote contendo todos os logs (consolidados) do ambiente, neste exato momento (da sua execução).
Diferenças de versões
Na versão 4.13 do Magic xpi, todos os arquivos que combinam com os critérios abaixo:
Runtime\Logs\*.log Runtime\Logs\java\*.log Runtime\Gigaspaces\logs\*.log Runtime\Java\classes\*.logback.xml Runtime\Java\classes\*.properties Studio\Log\*.Log Studio\VersionNumber\* Runtime\hs_err_pid*.log Runtime\hs_err_pid*.mdmp Runtime\java_pid*.hprof Runtime\Config\magicxpi_sla.xml Runtime\Config\magicinfo_sla.xml Runtime\Gigaspaces-xpi\bin\magicxpi-gs-agent.bat Runtime\Gigaspaces-xpi\bin\magicxpi-setenv.bat Runtime\Magic xpa\magic.ini Runtime\Magic xpa x64\magic.ini Runtime\Java\classes\logback.xml Runtime\Java\conf\tlsProtocols.dat Runtime\Scripts\config\mgreq.ini Runtime\RTView\magicmonitor\rtview.log* Runtime\OS_Service\Log\*.log Runtime\Magic xpa\Help\*.log Runtime\DataAnalytics\HSQLDB_V1\*.script Runtime\DataAnalytics\HSQLDB_V1\*.log* xpi_webserver\Logs\*.log Runtime\Magic xpa\license.dat Runtime\Config\datasource.xml Runtime\Config\ApplicationsList.xml
são adicionados ao pacote.
Já na versão 4.13.1, a ferramenta evoluiu e permite algumas configurações adicionais:
logs.properties
É um arqivo (texto) externo, na mesma pasta do utilitário, que lista o que deve ser inlcuido no pacote ( cada linha deve sempre iniciar por “..\” ).
A lista padrão contém duas adições em relação a lista anterior (da 4.13): “Runtime\RTView\servers\apache-tomcat\logs\*.log” e “Studio\Debugger\apache-tomcat-9.0.35\logs\*.log“.
argumento: -f,--file <arg> Config file path
Quando desejar utilizar uma lista personalizada, diferente da padrão em “logs.properties“. O valor default desta configuração é ler o arquivo “logs.properties” que está na mesma pasta da ferramenta.
argumento: -a,--age <arg> Include files max older than
Para alterar a “idade” dos logs existentes, que devem ser adicionados ao pacote. O valor default desta configuração é 5d, sou seja, somente arquivos gerados nos últimos 5 dias serão adicionados ao pacote (ZIP).
Mais informações sobre esta ferramenta, você encontra no help do Magic xpi na seção: Home > Troubleshooting > Tools > Logs Collector
Para receber os artigos do Blog Magic Brasil em primeira mão no seu email, registre-se aqui