Ao conectar sistemas de negócios buscando uma melhor automação das atividades, a otimização ocorre utilizando uma variedade de diferentes metodologias e soluções. Algumas das abordagens e padrões de integração de aplicações usadas em integração de processos de negócios são: réplica, sincronização, transformação, mensageria, automação de processos de negócios, automação de fluxo de trabalho e gerenciamento de exceções.
Réplica
copia dados de uma fonte para um destino em uma relação mestre-escravo em um cronograma específico. O objetivo da réplica pode ser para backup, arquivamento, distribuição ou acesso dedicado por uma aplicação ou domínio específicos.
Sincronização
pode ser programada ou disparada e o processo de cópia de informação da fonte para o destino depende de regras de negócios. As relações podem ser mestre-escravo, pai-filho, entre outras, permitindo uma coordenação bi-direcional dos ativos de informação.
Transformação
significa que os dados são alterados, de alguma maneira, em seu formato, armazenamento ou disposição. Sempre que aplicações de negócios baseadas em dados são criadas independentemente uma da outra, é quase certo que regras de transformação de dados terão que ser aplicadas.
Mensageria
envolve a troca de grupos de informação entre aplicações. As mensagens podem ser aceitas uma de cada vez ou enfileiradas, armazenadas de maneira temporária ou permanente, reconhecidas, reconhecidas com entrega garantida, e roteadas de acordo com regras de negócios.
Automação de processos de negócios
envolve a conexão entre eventos, passos ou atividades em diversas aplicações. Um processo normalmente começa quando um evento desencadeador ocorre, como por exemplo quando um recibo ou registro de um pedido inicia uma série de passos no processo de negócios de processamento de pedidos.
Automação de fluxo de trabalho
envolve a conexão entre atividades e esforços de trabalhadores do conhecimento em um processo de negócios. Enquanto automações de processos aplicação-aplicação podem acontecer em um processo síncrono ou de curta duração, fluxos de trabalho humano em automação de processos sempre são de longa duração e assíncronos.
Gerenciamento de exceções
envolve a automação de processos de negócios que não estão de acordo com o ideal ou planejado. Por exemplo, quando um item pedido encontra-se esgotado, isto necessita de um processo de exceções que também pode ser automatizado, mas de uma forma diferente dos processos preferidos ou normativos.
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Entender estes padrões de integração nos ajuda ao criarmos soluções de integração de aplicações de negócios. Estas abordagens podem ser aplicadas a uma variedade de integrações de negócios comuns, incluindo integrações de ERPs, CRMs, eCommerces, fornecedores, logística, PLM, Internet das coisas, nuvem, integrações sociais e móveis. Aplicar os métodos corretos de gerenciamento de processos de negócios e de integração de aplicações a estas áreas de otimização de processos de negócios é tipicamente a área de analistas de negócios em uma empresa de tecnologia.
De acordo com o departamento do trabalho dos EUA, há 520 mil analistas de sistemas de computação no país, com um salário médio anual de US$79.680,00 em 2012. Em 2022 serão necessários 25% mais analistas de negócios.