A evolução digital dos negócios impulsiona o varejo online e destaca a importância de se adotar práticas de TI efetivas no contexto do gerenciamento de dados para criar uma experiência de cliente omnichannel nos canais físico e digital.
Em condições econômicas que mudam significativamente devido às variações das economias globais, as empresas do setor de varejo passam a ter que enfrentar desafios variados. Todos exigindo muita atenção dos gestores empresariais a diferentes fatores que impactam o seu negócio.
As mudanças no comportamento do consumidor são uma das principais. Os gestores percebem isso no seu dia dia, mas é importante ressaltar que o humor do consumidor muda bastante quando se trata de preços.
Sua sensibilidade ao preço e uma maior consciência do valor de seus gastos estão moldando este comportamento e essas mudanças exigem uma adaptação das estratégias para que as empresas se mantenham competitivas.
Mudança de geração entre os consumidores
Outro desafio é a mudança de geração dos consumidores. Os Millennials e a Geração Z tornaram-se as pessoas com maior renda e com alto poder aquisitivo. No entanto, suas expectativas e preferências diferem significativamente das gerações anteriores. Eles preferem experiências de compras personalizadas, interações digitais perfeitas e serviços rápidos e confiáveis. As empresas de varejo devem levar em conta essas demandas para garantir e expandir sua posição no mercado.
Implementação lenta de estratégias omnichannel
Em muitas regiões, a implementação de estratégias omnichannel está muito atrasada, mesmo com os avanços do uso da Inteligência artificial nas áreas de vendas e de atendimento ao consumidor.
Os consumidores esperam uma integração perfeita dos canais on-line e off-line. Infelizmente, muitas empresas fracassam devido a uma implementação lenta causada pela ausência de atuação da TI, de aplicativos e sistemas insuficientemente integrados. Isso leva à inconsistências e a uma experiência do cliente inadequada que não atende às expectativas dos clientes de hoje e de amanhã.
Gerenciamento de dados para uma experiência omnichannel bem sucedida
Uma estratégia omnichannel implementada corretamente é a chave para o sucesso do varejo no mundo físico-digital.
O objetivo deve ser oferecer aos clientes uma experiência de compra consistente e contínua que combine processos digitais, físicos e de back-office e isso pode ser alcançado com o gerenciamento moderno de dados e a automação de processos de ponta a ponta.
Informações valiosas podem ser obtidas por meio da integração perfeita de dados e de fluxos de dados conectados para responder com precisão às necessidades em constante mudança e aos desejos individuais dos consumidores. Isso inclui a otimização da gestão de estoque, ações de marketing personalizadas e maior fidelização do cliente.
Há alguns pontos importantes que devem ser levados em conta ao implementar um projeto:
1 – Integração de dados em todos os canais
a) Desafio: os varejistas geralmente operam vários sistemas para processos on-line, de loja e de back-office. Os aplicativos heterogêneos são executados de forma independente, que não se comunicam ou, quando isso acontece, é de maneira ineficaz, resultando em dados fragmentados e informações e experiências do cliente desarticuladas.
b) Solução: ao implementar uma plataforma unificada de integração de dados, os dados podem ser sincronizados em todos os canais para garantir uma experiência coerente e consistente para o cliente. Essa integração permite atualizações de inventário em tempo real, perfis de clientes unificados e gerenciamento otimizado de pedidos.
Criando vitrines online inteligentes
Uma presença on-line atraente é essencial para o sucesso do varejo hoje. No entanto, desenvolver e manter vitrines digitais inteligentes apresenta uma série de desafios de gerenciamento de dados:
1 – Desafio: para manter a loja online atraente e atualizada, o conteúdo precisa ser gerenciado com frequência e os sistemas tradicionais de gerenciamento de conteúdo podem não ser flexíveis o suficiente para acompanhar o ritmo acelerado das mudanças.
2 – Solução: ao implementar sistemas inteligentes de gerenciamento de conteúdo (CMS), os varejistas podem atualizar e gerenciar facilmente suas lojas online. Esses sistemas permitem ajustes rápidos nas listas de produtos, promoções e interações com os clientes, mantendo a experiência de compra online atualizada e relevante.
Experiências personalizadas dos clientes
1 – Desafio: a oferta de experiências online personalizadas requer dados detalhados dos clientes e análises precisas e robustas. Sem isso, os varejistas têm dificuldades para ter ofertas direcionadas e personalizadas.
2 – Solução: o uso de ferramentas avançadas de análise e de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) ajuda os varejistas a coletar e analisar com eficiência os dados dos clientes. Essas ferramentas podem ser usadas para criar experiências de compras personalizadas que atraiam clientes individuais e aumentem seu engajamento.
Escalabilidade e desempenho
1 – Desafio: à medida que as vitrines digitais crescem e atraem mais visitantes, garantir a escalabilidade e manter o desempenho pode se tornar um desafio enorme. Tempos de carregamento lentos e falhas no site podem afastar os clientes e afetar as vendas.
2 – Solução: o uso de plataformas de comércio eletrônico baseadas em nuvem proporciona a escalabilidade necessária para lidar com o aumento do tráfego e das transações de dados. Essas plataformas oferecem recursos de desempenho robustos para garantir uma experiência de compra suave e responsiva, mesmo em horários de pico.
Antecipar medidas estratégicas em logística e compras
1 – Desafio: as indústrias, geralmente, têm pouca visibilidade e informações para prever as flutuações na cadeia de suprimentos e otimizar a produção e o gerenciamento de estoque em resposta.
2 – Solução: a implementação de uma plataforma de orquestração de fluxo de dados padronizada e monitorada possibilita o monitoramento das atividades de produção e comercialização da empresa em tempo real. Dessa forma, as indústrias podem ser informadas em tempo hábil sobre as flutuações de estoque. A produção, a compra e o reabastecimento de estoque nos pontos de venda podem ser previstos de forma otimizada sem interromper a cadeia de abastecimento.
Para superar todos estes desafios
Para atender a todas as demandas de integração de dados do varejo com atuação online faz-se necessária a adoção de ferramentas que possam trafegar entre todos os ambientes tecnológicos, que sejam a prova de futuro e com capacidade de atualização contínua e livre da descontinuidade de mercado.
Ao integrar sistemas de gerenciamento de armazéns, gerenciamento de transportes e ERP, o varejo conseguirá obter uma cadeia de suprimentos bem otimizada e terá em suas mãos todos os dados dos clientes (informações pessoais e financeiras, engajamento social e muito mais) para uma experiência de compra mais personalizada.
Para poder enfrentar a concorrência e a evolução constante do mercado online, o setor de varejo necessita de soluções altamente escaláveis para lidar automaticamente com processos de dados de alto volume em toda a cadeia de suprimentos.
Isso é vital para o bom funcionamento de toda a empresa e é facilmente alcançado através da integração entre Supply Chain Management (SCM), ERP, CRM e outras aplicações e sistemas.