A entrega de sistemas internos é muito rápida para as unidades do conglomerado, que inclui hipermercados, postos de gasolina, atacados, drogaria, shopping center e cartão private label
O Grupo D’Avó, formado por um conglomerado de empresas nas áreas de hipermercados, postos de gasolina, atacados, drogaria, shopping center e cartão private label, optou por desenvolver internamente seus próprios sistemas de software complementares ao seu ERP, com a finalidade de reduzir o tempo na entrega das aplicações, aumentar a grau de automatização dos processos e criar um diferencial competitivo para ao Grupo. As diversas rotinas de gestão desenvolvidas beneficiam mais de 400 usuários de sistemas internos do grupo empresarial.
A decisão do Grupo D’Avó considerou que seria altamente improdutivo contratar terceiros para criar estas aplicações complementares, ou até mesmo solicitar ao fabricante do seu ERP para realizar esta tarefa. A plataforma Magic xpa foi escolhida pela equipe de Tecnologia porque ela possui todas as funcionalidades necessárias para criar os sistemas requeridos pelas unidades do grupo, no menor tempo possível e com capacidade de rodar em multiplataformas, caso surgisse esta necessidade no futuro, além de oferecer ambiente low code (baixo código) para o desenvolvimento dos sistemas.
Willian Rocha, CIO e DPO do Grupo D’Avó, já utilizava a plataforma Magic xpa em outras empresas onde trabalhou, sendo um entusiasta desta ferramenta há mais de 20 anos, e conta que o ERP utilizado não atendia a todas as rotinas das empresas do grupo e apresentava lacunas na operação dos negócios.
“Percebemos que não valeria a pena trocar de sistema porque o problema iria se manter. A melhor alternativa foi montar uma equipe interna de desenvolvimento e, como o Magic xpa é fácil de usar, o treinamento desta equipe seria resolvido em pouco tempo. Hoje são apenas duas pessoas cuidando dessa área. “
O executivo justifica esta decisão comentando que qualquer sistema de gestão empresarial ERP do mercado, por sua natureza, sempre vai apresentar lacunas de funcionalidades e irá necessitar de customizações e ajustes para atender a todas as necessidades de uma empresa. Dependendo do tipo e da complexidade do negócio, também haverá a necessidade de atualizações contínuas que não podem levar muito tempo para serem entregues e não afetar a competitividade da empresa.
“O Magic xpa resolve este problema facilmente, além de oferecer outra vantagem essencial: a ferramenta é a prova de futuro, ou seja, nestes últimos 20 anos, ela sempre recebeu evoluções que deixam o desenvolvedor seguro em poder trabalhar com ela”, afirma Willian Rocha.
Entre os sistemas criados pelo Grupo D’Avó com o Magic xpa está um sistema de aprovação de requisições de tarefas, que atua complementando o ERP: as despesas e autorização de pagamento são geridos por meio de um workflow também projetado na ferramenta, sendo muito utilizado pelas empresas do grupo. Outra aplicação é o canal de vendas online, onde os parceiros do grupo empresarial enviam os pedidos para uma central de coleta para, depois, ser realizada a gestão de faturamento, emissão de nota fiscal e logística de entrega de produtos.
A facilidade de uso do Magic xpa, segundo o CIO do Grupo D’Ávó, pode também ser comprovada pela contratação de um profissional de 60+, que havia trabalhado com a ferramenta há mais de 20 anos até ser contratado agora para fazer parte da equipe de desenvolvimento. O desenvolvedor Paulo César ficou surpreso com o convite, mas encarou o desafio e se adaptou muito rapidamente à nova versão da ferramenta e agora é responsável pelo desenvolvimento e manutenção de várias aplicações desenvolvidas na empresa.
Segundo Willian Rocha, o Grupo D’Ávó pretende continuar a investir na utilização da ferramenta Magic e justifica: “Faz tempo que ela está aqui na empresa e estamos no caminho certo com ela. O tempo mostrou que a nossa escolha foi acertada e só temos que reconhecer que a ferramenta é altamente útil para quem deseja e necessita desenvolvimento rápido e a prova de futuro”.