A tecnologia móvel não é apenas uma moda, ela vai mudar a cultura de negócios como a conhecemos. Alguns executivos veem mobilidade como um desenvolvimento potencialmente destrutivo que ameaça a segurança e o controle de dados empresariais. Outros percebem a mobilidade como uma ferramenta para agilizar os serviços e aplicativos de TI existentes. Um terceiro grupo reconhece a mobilidade empresarial como oportunidade estratégica que irá mudar a cultura de negócios como a conhecemos, cria uma unidade móvel e coloca um executivo de alto nível no topo para examinar novas oportunidades de negócios, tendências de consumo e o que faz a concorrência.
Infelizmente, o terceiro grupo ainda é uma minoria. A maioria dos gerentes ainda não compreende como a mobilidade irá mudar a cultura de negócios como a conhecemos.
A subestimação do impacto de novas tecnologias não é nenhuma novidade. Muitos varejistas levaram tempo demais para se adaptarem à oportunidade de compras online.
Nos anos 1990, muito poucos negócios previram que enviariam itens a qualquer lugar, processariam devoluções enviadas pelo correio e ofereceriam cupons com base nos padrões de compra online ao mesmo tempo em que protegeriam a privacidade dos dados de seus clientes.
“As três ondas são mobilidade, bigdata e computação em nuvem”
Contudo, aqueles varejistas que logo aderiram à ideia, floresceram.
A Next, uma grande varejista, adotou uma cultura online e do Dia Um foi líder em termos de sua política de devoluções do catálogo de roupas (você poderia comprar as mesmas calças em quatro tamanhos, experimentá-las em casa, escolher a que serve e devolver as outras três), e programas de fidelidade online.
Por outro lado, uma varejista líder em alimentos, Morrisons, resistiu em adotar o comércio online e insistiu em se concentrar em valores antiquados de ingredientes frescos e serviços de compras.
Enquanto a participação de mercado da Next continuou crescendo até que seu negócio online se tornou maior que seu negócio de tijolos e argamassa, a Morrisons continuou perdendo participação.
Agora, após anos de resistência, a Morrisons finalmente aderiu à ideia e começou a lançar serviços online.
Empresas precisam identificar futuras tendências em tecnologia e se adaptar a tempo para não serem deixadas para trás pela concorrência.
A cultura de negócios além da Web 2.0, vem sendo impactada por três principais ondas tecnológicas nos últimos anos.
Essas ondas são mobilidade,big data e computação em nuvem, além de novas formas de engajar o cliente.
Dados são um dos recursos mais consumidos no planeta atualmente.
Todos os dias nós criamos vastas quantidades de novos dados; estima-se que criamos 80% de todos os dados conhecidos pela humanidade apenas nos últimos três anos.
Big data possibilitará a descoberta de novas correlações e poderão ser usados para análises preditivas em tempo real para fornecer ofertas personalizadas em tempo real conforme clientes tomam decisões de compra.
Serviços nas nuvens tornam grandes quantidades de dados e processamento disponíveis para negócios e consumidores, sob demanda, com relação custo-benefício efetiva.
A nuvem ajuda a nivelar o campo de jogo entre empresas grandes e pequenas, aumentando a concorrência e tornando a inovação ainda mais importante.
O engajamento, em termos simples, é o relacionamento entre humanos, máquinas, consumidores, aplicativos e serviços, desde a interface com usuário semelhante a umjogo, uso de mídia social e serviços baseados em localização à exposição multicanal.
Agora não apenas podemos enviar informação direcionada a usuários móveis com base em sua localização e seus comentários mais recentes em mídias sociais, funcionários podem customizar ofertas e vendas adicionais, ou mais caras, com base em sua última interação com o atendimento ao cliente, estado conhecido do inventário e até mesmo a emoção transmitida pelo tom de suas vozes.
E não apenas podemos nos comunicar com pessoas, hoje podemos nos comunicar com utensílios, sensores e nossas TVs.
A tecnologia móvel é onde todas essas tecnologias se cruzam, proporcionando uma importante ferramenta para aumentos em eficiência operacional, melhoras em satisfação de clientes e parceiros e inovação.
Além de experimentar um aumento em eficiência, empresas que adotam tecnologias móveis tem menor probabilidade de serem deixadas para trás por um concorrente astuto em mobilidade.
Com o poder dobig data, computação em nuvem e engajamento de clientes sendo percebido através de aplicativos móveis, a nova cultura móvel apenas acabou de começar e aqueles que começarem cedo definitivamente terão vantagem.
Com o poder de big data, computação em nuvem e engajamento de clientes sendo percebido através de aplicativos móveis, a nova cultura de negócio móvel apenas acabou de começar — uma nova forma de distribuir produtos e serviços aos clientes, uma nova forma de trabalhar em uma empresa e uma nova forma de possibilitar o comércio entre empresas (B2B).
O mercado está se moldando nesse exato momento e muitas outras ondas tecnológicas estão à frente.
Está claro para muitos negócios que há muito a ser ganho da adaptação e adoção dessas tendências.
Afinal, elas não mais são apenas tendências tecnológicas, mas sociais. Para ter sucesso na nova próxima economia, os negócios também vão ter de mudar sua cultura.