Com a liberação da versão 2.4 do Magic xpa, vários novos recursos estão disponíveis para os desenvolvedores de soluções Android (bem como iOS). E alguns recursos existentes sofreram mudança de comportamento.
Até as versões anteriores (ex: 2.3a), quando o client RIA Mobile não conseguia acesso ao xml de conexão com o RIA Server (ex: DevProps.txt ou Connect.xml), uma tela de erro era exibida e em seguida o usuário tinha a opção de alterar a localização remota deste arquivo.
A partir da versão 2.4, apenas uma tela de erro é exibida:
E o client é encerrado. Não é dada a opção do usuário alterar a localização deste arquivo, diretamente pelo client RIA Mobile.
Agora, os passos para alteração deste arquivo de configuração mudaram.
1. No Android
Uma entrada referente a aplicação (client RIA Mobile) é automaticamente adicionada na tela de “contas”:
Entrando nesta configuração, basta alterar a localização remota do arquivo:
Cada client RIA Mobile instalado possuirá um entrada em separado neste cadastro de “contas”, permitindo usar um arquivo independente para cada um. Quando o client é desinstalado, a sua entrada é removida desta tela.
2. No iOS
Uma entrada referente a aplicação (client RIA Mobile) é automaticamente adicionada na tela de “configurações”:
De resto, o procedimento é o mesmo do Android.
NOTA: No iOS, antes de compilar o runtime .IPA ou executá-lo via emulador (usando o XCode), é preciso ir até o menu “File -> Add Files to” e incluir o pacote Settings.Bundle ao projeto. Sem isso, não será adicionada a entrada da aplicação no menu Settings do iOS.