O hype em torno da tecnologia móvel e os seus benefícios para as empresas é tão avassaladora que os gestores poderiam ser perdoados por pensar que tudo o que tem a fazer é ligar smartphones de seus funcionários à rede da empresa para ver os lucros dispararem.
“Mobilidade, como qualquer outra estratégia de negócios, é um processo que precisa de estudo e planejamento, se as empresas querem ver reais benefícios”, diz Daniel Hall, vice-presidente de vendas e marketing da Magic Software South Africa.
Hall acredita que existem seis estratégias-chave que vai fazer ou quebrar os planos de mobilidade empresarial.
1. Torne-se agnóstico de plataforma.
A empresa precisa garantir que ele não se concentre apenas em uma ou duas plataformas móveis, mas mantenha suas opções abertas para apoiar qualquer uma delas. Atualmente, iOS e Android são os líderes de mercado, enquanto o Windows lidera em plataformas robustas, mas as coisas podem mudar rapidamente – basta perguntar à BlackBerry.
Além disso, existem novas plataformas em trabalho como o Ubuntu, Firefox e Samsung, o que poderia mudar o jogo novamente.
2. Abrace BYOD
Com a geração que cresceu com a tecnologia móvel como parte integrante de suas vidas, entrando no mercado de trabalho, exigir que os funcionários usem uma plataforma específica será quase impossível.
As empresas precisam abraçar a diversidade da tecnologia móvel, configurar o uso e as políticas de segurança e gerenciar esses sistemas de forma centralizada.
3. Escolha o melhor dispositivo para o trabalho
Dispositivos diferentes são melhores para tarefas diferentes.
Para obter o valor ideal de tecnologia móvel, a empresa precisa escolher o melhor aparelho para as suas necessidades específicas, e não a marca mais popular.
4. Evite o app monolítico
O maior erro no desenvolvimento de aplicativos móveis é a integração da interface, dados e processos lógicos em uma única camada.
Quando você mantém a interface, os dados e as camadas lógicas distintas; Isto permite aos desenvolvedores reutilizarem partes do código quando atualizá-lo ou criar um novo aplicativo.
Isso garante um desenvolvimento mais rápido, consistente, sem perder o foco na qualidade.
5. Desenvolver um protocolo de gerenciamento móvel
Com tantos dispositivos e plataformas em potencial que acessam a rede corporativa, é importante gerenciar todos eles corretamente.
A plataforma de gerenciamento irá garantir que todos os dispositivos móveis sejam controlados centralmente, de acordo com o uso da empresa e política de segurança.
6. Misture tudo isso
Um único aplicativo móvel não vai agregar um valor significativo a menos que as empresas aprendam a administrar seus sistemas de front e back ends com outras capacidades móveis para o benefício do usuário.
Isso inclui a integração em tempo real dos dados de vários repositórios de dados corporativos, bem como as informações disponíveis publicamente na Internet.
Com segurança, misturando-se informações e processos a partir de várias fontes, irá capacitar o usuário e a empresa para extrair valor real de sua tecnologia móvel.
O fato é que não há motivo algum em abraçar a tecnologia móvel, só porque todo mundo está fazendo isso; deve-se melhorar o processo de negócio e entregar valor que a automação ou reengenharia desses processos necessitam.
O valor resultante será medido por meio de melhorias de processos, ganhos de produtividade e, finalmente, um impulso para o resultado final.