O Magic xpa (uniPaaS) possui um recurso muito interessante e prático, que é a possibilidade de executar um debug da aplicação remotamente.
Significa que quando um usuário de sua aplicação/sistema (<app>.ecf) estiver executando-a com o Magic xpa RunTime (UniRTE.exe), você pode abrir o projeto fonte dela (<app.edp>) com o seu Magic xpa Studio (UniStudio.exe), e fazer o debug à distância.
Para executar esta tarefa, é preciso fazer alguns ajustes no ambiente do Magic xpa RunTime (que está executando a aplicação .ecf).
No menu Options -> Settings -> Environment, pasta “System”, habilite o Magic xpa a permitir debug remoto, e informe em qual porta tcp ele estará aguardando a conexão do Magic xpa Studio:
NOTA: a máquina deve estar acessível remotamente (intranet ou internet, dependendo de onde estiver o Magic xpa Studio que fará o acesso, e a porta tcp pode precisar ser liberada no firewall)
Peça para que a aplicação (.ecf) seja aberta e executada no Magic xpa RunTime, até o ponto onde deseja iniciar o debug:
No Magic xpa Studio, abra o projeto que corresponde à aplicação que deseja depurar:
Acesse o menu Debug ->Attach to Remote Engine, e informe os dados da conexão remota ao Magic xpa RunTime:
NOTA: o usuário é necessário para realizar o “login” no Magic xpa RunTime, já que a aplicação pode ter um direito específico definido para permitir “debug” remoto.
O título da janela do Magic xpa Studio vai mostrar que o debug remoto está ativo. Acesse o menu Debug -> Break Now para iniciar a depuração da aplicação remota:
Para finalizar a sessão de debug, simplesmente acesse o menu Debug -> Detach From a Remote Engine