Um café ruim estraga qualquer refeição

André Renato Ramos – Negócios e Canais – Magic Software Brasil

Caro amigo,

Certamente você já passou por esta experiência: estava batendo papo com um amigo e surgiu o assunto restaurante. Claro que, nessa hora, todos têm desde uma boa dica até os intitulados como “imperdíveis”. Você já estava querendo mesmo curtir algo diferente e resolve aceitar a sugestão.

O lugar é bonito e agradável, conforme sua expectativa. Com atenção e serviço honesto lhe servem couvert, entrada, prato principal, sobremesa… um melhor que o outro! Você pensa: “Realmente o restaurante não é nada mal. Aliás, é muito bom, na verdade!”. E aí vem o grand finále: o cafezinho ruim!

No primeiro gole você sente que toda aquela experiência anterior foi literalmente pelo ralo botando tudo a perder, inclusive a sua próxima visita. Pode parecer um pouco exagerado, mas somos assim. Basta uma experiência ruim para colocar em xeque tudo que foi bom.

Assim é o caso da integração! Sua empresa apresentou metodologia de implantação, disponibilizou profissionais de alto nível, fez um excelente treinamento com os usuários, orientou dentro das melhores práticas e entregou os módulos no prazo previsto, mas no final a integração foi via código, sem padronização, produtividade ou camada de gerenciamento… bad coffee!

Considerar um middleware profissional em seu projeto não é um luxo e muito menos atende só ao cliente final, mas protege o fornecedor dos riscos inerentes dessa fase tão “cinza” de qualquer escopo. Segundo o estudo realizado em meados de 2010 pela PMI (Project Management Institute), 62% das empresas de TI no Brasil estouram os orçamentos de projetos e, normalmente, a fase de integração é sempre crítica. Padronizar este cenário é ganhar em produtividade, e a camada de gerenciamento é um meio eficaz de confirmar que as informações estão trafegando de forma consistente e segura.

Pense no que você está oferecendo e em como vai entregar. Se chegar à conclusão de que não é o que gostaria de receber em sua empresa, pode ter certeza que o seu cliente também não.

Um abraço e cuidado na hora do café!

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