Não fique preso ao passado em TI – Opte pelo rejuvenescimento de sua aplicação

Aplicações desktop que são instaladas e executadas diretamente em cada máquina client individual são conhecidas por terem manutenção complicada e onerosa, e alcance limitado. As empresas percebem que, a fim de reduzir a complexidade da manutenção e os custos da aplicação e melhorar o seu alcance, as aplicações devem ser instaladas, manipuladas e acessadas a partir de um servidor central.

Aqui estão as duas principais alternativas para  ter uma aplicação entregue a partir de um servidor centralizado: Desktop Virtual e RIA.

A implantação Desktop Virtual permite que a empresa mantenha suas aplicações desktop legadas da mesma forma como elas são e simplesmente as entregue em servidores de alta capacidade com os softwares de virtualização necessários, permitindo que qualquer máquina client se conecte e tenha a aplicação desktop rodando como se estivesse instalada na máquina sem realmente ela estar instalada lá.

Esta abordagem, embora custosa, é o caminho mais fácil de escolher. É quase livre de riscos porque a aplicação permanece a mesma a nenhum desenvolvimento adicional é necessário.

Mas aqui está a dificuldade: a aplicação pode ser mantida na geração tecnológica em que ela foi construída e na solução fácil do Desktop Virtual, muito parecido com o emulador 5250 de tela verde, que torna a aplicação fossilizada e presa ao passado.

 

Mocha TN5250 for Android fornece emulação TN5250 para acesso ao terminal AS/400 - Prático, mas preocupante...

 

Eu sei, eu sei: “Se não está quebrado, não conserte”. Mas hoje em dia é muito estranho ver os profissionais do conhecimento e de tarefas trabalhando em telas 5250 usando um emulador de terminal. As aplicações desktop que estão presas a um desktop virtual podem parecer razoáveis hoje, mas elas irão parecer tão estranhas quanto telas 5250 daqui a dois ou três anos.

A paródia do vídeo abaixo, alegadamente criado pela Microsoft, aborda o VMware preso ao passado. Seus argumentos têm um ângulo diferente, mas a essência da questão é muito aplicável em relação às soluções baseadas em desktop virtual.

A Magic Software com sua tecnologia RIA, baseada na flexibilidade de seu motor baseado em metadados, permite aos seus clientes fazer a melhor escolha e evoluir suas aplicações para a próxima geração de tecnologia com esforço de conversão e risco mínimos. Os parceiros da Magic Software não precisam se comprometer com uma implantação cara e aplicações fossilizadas e desfrutam dos benefícios de uma implantação leve baseada na internet com uma moderna experiência desktop do usuário.

O Desktop Virtual pode ser um pouco comparado com a abordagem antienvelhecimento convencional da medicina para prolongar a vida através de meios de prolongar a idade. Com esta abordagem se vive mais tempo, mas com um corpo envelhecido. Uma abordagem diferente de antienvelhecimento é um rejuvenescimento de verdade. Muito parecido com a Turritopsis Nutricula, a água-viva imortal que é capaz de se transformar de seu estado maduro em um pólipo (medusa imatura) e depois novamente em uma água-viva madura.

Turritopsis nutricula, a água-viva potencialmente imortal

O uniPaaS com sua abordagem de metadados, literalmente, armazena o aplicativo em uma forma metafísica, permitindo o rejuvenescimento verdadeiro da aplicação a cada nova geração de novas tecnologias.

Ofer Spiegel 
Director of Product Marketing at Magic Software Enterprises  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *