Integração Baseada em Padrões – Componentes

Glenn Johnson – Senior Vice President – Magic Software Americas

A Integração Baseada em Padrões refere-se a uma abordagem aberta para a interface de software e processos de negócios em uma abordagem EAI ou BPM. O iBOLT Integration Suite para integração de processos de negócio inclui uma extensa biblioteca de componentes de integração, serviços e recursos que suportam padrões abertos da indústria para integração, bem como, a integração de tecnologias proprietárias usando APIs específicas fornecidas por fornecedores de software. Muitas organizações visando a integração de JD Edwards, SAP, Salesforce.com, SharePoint e outras aplicações populares também estão buscando uma abordagem orientada a serviços baseada em padrões abertos. A tabela abaixo descreve os objetivos dos diversos componentes iBOLT e nomeia os padrões ou APIs envolvidos, bem como, várias certificações de terceiros. Em mensagens posteriores nós fornecemos detalhes semelhantes para Serviços iBOLT e Recursos iBOLT.

Componente iBOLT Descrição de Padrões e Certificação
COM  O componente COM cria um novo componente Component Object Model (COM), ou permite que você selecione um componente COM existente. O Component Object Model (COM) foi primeiro introduzido pela Microsoft em 1993. Ironicamente, a versão atual do Microsoft BizTalk não tem suporte para COM. Organizações que precisam de integração via componentes COM ou métodos Microsoft mais recentes podem utilizar o iBOLT.
Directory Scanner  O componente Directory Scanner do iBOLT checa redes locais (LAN), e/ou diretórios FTP, para ver quando novos arquivos são criados. Ele usa FTP e protocolos do sistema de arquivos de rede padrões para encontrar arquivos. Se usado como uma trigger, o Directory Scanner alerta o iBOLT sobre alterações em um diretório especificado permitindo novas ações.
Domino  Esse componente acessa entradas de calendário, mensagens de email, contatos, e biblioteca de documentos em um servidor Domino. Certificado pela IBM como “Ready for IBM Lotus Domino Software.” Utiliza a API Domino. Há também um componente Notes DB.
Dynamics CRM  O iBOLT permite que você trabalhe com a aplicação Microsoft® Dynamics™ CRM. Isso requer uma conta Microsoft Dynamics CRM e utiliza o padrão API.
EJB  Cria um componente que dispara um fluxo pela criação de um Enterprise Java Bean (EJB) que pode ser chamado a partir de clientes Java J2EE. Utiliza a API  Enterprise Java Bean (EJB) da Especificação Java EE.
Email iBOLT envia e recebe mensagens de e-mail utilizando os protocolos padrões de comunicação: SMTP, POP3, IMAP, como publicado pela Internet Engineering Task Force (IETF). Outros métodos de e-mail são acessados com os componentes do Domino e do Exchange Server.
Encryption Freqüentemente importante em aplicações sensíveis de segurança, o componente Encryption do iBOLT fornece um nível de segurança definido pelo usuário mantendo a segurança dos dados de origem, através de vários métodos de Criptografia e Decodificação:  BLOWFISH, CAST, RC2, RC4, RC5, DES, DES3, RSA.
Exchange 2007 O componente Exchange 2007 permite que um projeto iBOLT interaja com e-Mail, Calendário, Contatos, e Tarefas do Microsoft Exchange Server. Utiliza a API do Microsoft Exchange Server.
File Archive Arquiva (comprime) ou extrai um ou mais arquivos do mesmo tipo. Utiliza padrões de compressão Zip. Especialmente útil em fluxos onde grandes arquivos precisam ser transportados.
File Management Executa diversas operações de arquivos, tais como Copy, Rename, Delete, Read, Write, Append, e Create utilizando Sistema  Operacional e padrões I/O de arquivos de rede.
File Splitter O File Splitter divide um arquivo em vários pequenos arquivos, reagrupa os arquivos divididos utilizando o Sistema Operacional e padrões I/O de arquivos de rede.
FTP Fluxos iBOLT utilizando o componente FTP podem acessar ricos utilitários de gestão de arquivos, incluindo abertura de uma conexão FTP para um servidor selecionado, alterações em diretórios, e transferência de arquivos utilizando os padrões FTP, FTPS como publicado pela  Internet Engineering Task Force (IETF).
Google Calendar Accessa o Google Calendar™ e seus recursos utilizando a API do Google Calendar™.
Google Docs Accessa o Google Docs™ e seus recursos utilizando a API do Google Docs™.
HL7 Utilizado na Integração da Saúde, o componente iBOLT HL7 faz conversão entre um mensagem HL7 textual (pipe delimited) e uma mensagem XML estruturada e vice versa. Todos os padrões de mensageria HL7 2.x como publicados pelo Health Level 7 International são suportados.
HTTP Precisa interagir com websites? O iBOLT envia e recebe requisições HTTP utilizando HTTP e HTTPS como publicado pela Internet Engineering Task Force (IETF) e W3C.
ItemField Connector Permite conversão de dados de um formato para qualquer outro formato, baseado na aplicação ItemField. Utiliza a API do ItemFIeld API e suporta XML, EDI X12, EDIFACT, PDF, HIPAA e .txt.
JD Edwards iBOLT provê conectividade para o JD Edwards. Suporta todas as Business Functions (BSFN), atualiza a lista BSFN e estrutura BSFN individual, e executa uma sequência de de BSFNs como parte de uma transação.
JMS Envia e recebe mensagens utilizando o Java Message Service como publicado na especificação da plataforma Java 2 Enterprise Edition (J2EE). Exige JMS API 1.3 Client ou superior.
LDAP Com iBOLT,você pode utilizar um adaptador para o ambiente LDAP, que tem a capacidade de armazenar dados baseados em atributos de armazenamento. iBOLT utiliza LDAP como  publicado pela Internet Engineering Task Force (IETF). V.2 e V.3 utilizando ligação simples.
Microsoft Excel O iBOLT fornece métodos que permitem trabalhar com documentos do Microsoft Excel. Suporta Microsoft OfficeXP Excel ou acima.
Microsoft Word O iBOLT também provê métodos que permitem trabalhar com documentos do Microsoft Word. Suporta Microsoft OfficeXP Word ou superior.
MSMQ Com o componente MSMQ, o iBOLT pode enviar e receber mensagens Microsoft® MQ 2.x ou 3.x  para todas as capacidades de mensageria do MSMQ.
Notes DB Accessa o banco de dados IBM Lotus Notes. Certificado pela IBM como “Ready for IBM Lotus Domino Software.” Requer o Lotus Notes Client VR5, ou acima. Este componente é recomendado para trabalhar com bases de dados Lotus Notes customizadas, para uso do padrão de banco de dados Lotus Notes, o componente iBOLT Domino é recomendado.
Salesforce O iBOLT é bem conhecido por prover acesso ao Salesforce.com. iBOLT é certificado Salesforce.com AppExchange com a classificação 5 estrelas.
SAP A1 iBOLT fornece um adaptador único para uso com o sistema SAP A1 via IDOC, BAPI, e RFC.  Tem diversas certificações SAP.
SAP B1 Suporta integração com SAP Business One 2004, 2005, 2007 e 8.8 via DI-API e é certificado pela SAP.
SAP R/3 O iBOLT provê um adaptador único para uso com o sistema SAP R3 via IDOC, BAPI, RFC. Diversas certificações SAP incluindo NetWeaver XI. SAP R/3 4.6 e acima.
SharePoint O iBOLT permite que você trabalhe com Microsoft® Office SharePoint® Server 2007 (MOSS) e SharePoint 2010.
System i Connector iBOLT oferece um adaptador para trabalhar com AS/400, iSeries, System i e IBM i via IFS, User Space, Data Queue, Attribute Strings, CL commands, Spool file, RPC e outros métodos únicos para o sistema operacional IBM i.
TCP Listener Habilita o iBOLT a “ouvir” continuamente as requisições feitas por um cliente TCP em uma porta TCP. A especificação TCP é publicada pela Internet Engineering Task Force (IETF).
Validation O componente iBOLT Validation faz verificações para determinar se o dado correto foi utilizado.
W4 Este é um adaptador iBOLT para uso com o software de gestão de workflow W4.
WebSphere MQ iBOLT fornece um componente de mensageria para envio e recepção via IBM WebSphere® MQ 5.3-7.0 client/Server para os recursos completos de mensageria e suporte a MQ clustering.
XML Handling iBOLT provê a manipulação de XML e XSD, tal como definido nas publicações W3C.
XSLT O componente iBOLT XSLT facilita a transformação de documentos XML. XSLT é definido nas publicações W3C.

Visto que a Integração Baseada em Padrões refere-se a uma abordagem aberta, podemos ver que essa abordagem no quadro acima define os vários componentes e adaptadores incluindo adaptadores de aplicações e adaptadores de tecnologia. Essas bibliotecas de adaptadores e componentes são essenciais para a interface de software e processos de negócios em uma abordagem EAI ou BPM.

A biblioteca de componentes de integração, serviços e recursos do iBOLT pode ser vista de forma a suportar os padrões abertos da indústria. Mas, como demonstrado na lista acima, há também o apoio à integração de tecnologias proprietárias por meio de especificações de software do fornecedor da API. Os detalhes trabalhosos dessas APIs e padrões são gerenciados facilmente por estes componentes e adaptadores. Essa abordagem é especialmente importante quando envolve a integração de sistemas de software complexos, como JD Edwards, SAP, Salesforce.com SharePoint e outros. É particularmente encorajador para muitos ver conformidades com a arquitetura orientada a serviços (SOA), técnicas e melhores práticas para os padrões de integração corporativa.

A tabela acima abrange apenas os componentes. Nos próximos posts, daremos detalhes semelhantes para Serviços do iBOLT e Recursos do iBOLT. Utilizados em conjunto, eles provêem uma abordagem arrastar, soltar e configurar para uma integração visual que é livre de código, o que significa nenhuma programação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *