Então você deseja desenvolver Aplicativos Móveis com o Magic xpa? Qual modalidade é a melhor?

browser hybrid nativeUma das grandes vantagens do desenvolvimento com o Magic é a fácil portabilidade de sua lógica de negócios para qualquer equipamento de cliente ou servidor suportado pela plataforma a prova de futuro da Magic. Quando você decide executar em um dispositivo móvel, existem três opções principais para o desenvolvimento de seu aplicativo de forma que ele possa ser instalado. Elas não são todas iguais e você deve tomar cuidado, especialmente se estiver considerando uma abordagem diferente da original. Apesar dessas considerações terem pouco haver com o Magic, elas têm muito haver como o modo de execução em si, uma vez que você terá que viver com a decisão que tomar por um longo tempo. Eu sugiro que você pense com muito cuidado e consulte os Serviços Profissionais da Magic, para obter a melhor orientação pessoal possível. Mas, no geral, aqui estão algumas das principais opções:

Browser Apps 

O Browser app utiliza o navegador de Internet móvel do dispositivo. Existem vantagens nesse método: se você já tiver um aplicativo de navegador (Browser App), ele pode ser instalado rapidamente. Por outro lado, seu aplicativo não terá a aparência de um aplicativo móvel nativo. Você também terá acesso limitado, se tiver, às funcionalidades do dispositivo móvel, como a câmera. Os aplicativos de navegador HTML5 utilizam a funcionalidade de mesclarem (merge) e, consequentemente, o desenvolvimento da interface de usuário não é tão automatizada com essa abordagem.

Vantagem: máxima portabilidade

Desvantagens: Segurança, Desenvolvimento Difícil, acesso limitado de terceiros aos recursos do dispositivo, padrões de protocolo instáveis, aparência e sensação não nativas que podem parecer estranhas para os usuários.

Hybrid Apps

A interface é uma mistura de um aplicativo nativo, JavaScript e HTML5. Por exemplo, você pode estar usando um controle de navegador para exibir um arquivo PDF ou SharePoint Web Part, mas usar as técnicas rotineiras de programação do Magic para desenvolver recursos nativos de interface de usuário. Nesse caso, você também tem pleno acesso aos recursos locais do dispositivo dentro da parte nativa da mistura de aplicativos, mas a parte baseada no controle de navegador está sujeita às mesmas limitações dos aplicativos de navegador.

Vantagem: flexibilidade para usar recursos da Internet e extensibilidade dos recursos através de dispositivos. Amplia o melhor dos dois mundos. Com a mistura certa, um aplicativo pode manter a aparência e a sensação nativas ao mesmo tempo em que utiliza alguns recursos não nativos. Melhor para aplicativos que são primordialmente nativos, mas que podem precisar impulsionar apenas uma estrutura HTML5 ou para aplicativos que são totalmente HTML5, mas precisam atender ao requisito de ser instalado em um container que não seja um navegador.

Desvantagens: requer vários conjuntos de habilidades, a interface de usuário pode parecer inconsistente, necessário maior esforço e planejamento para construção de telas que se misturam bem.

Native Apps

Esse é um aplicativo com uma interface móvel nativa e acesso pleno aos recursos suportados pelo dispositivo, como câmera, agenda de contatos, GPS, etc. Os aplicativos nativos, geralmente, são considerados mais amplamente adotados pelos usuários. Com o Magic xpa, os aplicativos nativos também são mais fáceis de criar e possuem a grande vantagem de serem portáveis para todos os clientes suportados: BlackBerry,  iOS, Android  e Windows Phone.

Vantagem: maior satisfação do usuário com a verdadeira aparência e sensação nativas, velocidade de desenvolvimento, suporte a vários dispositivos e sistemas operacionais.

Desvantagens: para obter melhores resultados, o desenvolver da interface de usuário pode recomendar o esforço adicional de designs específicos para o dispositivo. 

Ao mesmo tempo em que suas condições podem definir a escolha de qualquer um desses tipos de aplicativo móvel como sendo o melhor para sua situação; em geral e ao fazer a escolha dos modos de instalação do aplicativo móvel para os aplicativos móveis Magic xpa sem pré-condições, recomenda-se o desenvolvimento de aplicativos nativos.

Pronto para saber mais? Junte-se a nós na Conferência de Usuários Magic, de 2 a 4 de junho, em Huntington Beach, Califórnia, também conhecida como a Cidade do Surfe, USA.

 

Artigo Original 

 

Glenn Johnson
Glenn Johnson – Senior Vice Presidente da Magic Software Américas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *