Como iniciar uma Aplicação que serve tanto a requisições Rich Client (RIA Server), quanto WEB (App Server)?

O produto Magic xpa é único, e o que diferencia as arquiteturas (Open Client, RIA Server ou Enterprise Server) são as configurações no arquivo MAGIC.INI.

Por exemplo:

Quando configuramos o “DeploymentMode” para Background, e o “LicenseName” para MGENT1 (ou MGENT2 em plataformas não INTEL):

 

 

Estamos instruindo o Magic xpa a atuar como um Enterprise (App) Server:

 

 O número que aparece na coluna “Max” do Broker é a quantidade máxima de threads (ou filas de processamento) que este engine do Magic xpa está autorizado a abrir simultaneamente, segundo limites da licença e/ou configurações do MAGIC.INI (MaxConcurrentRequests).

O Magic xpa Enterprise (App) Server pode atender a requisições HTTP, SOAP, EJB, COM e OS Shell (veja mais sobre os requesters do Magic).

Mas ele não atenderá requisições Rich Cllient. Isso também significa dizer que todos os programas referenciados nas requisições que chegam até o engine, precisar ser do tipo “Batch“.

Já quando configuramos o “DeploymentMode” para Background, e o “LicenseName” para MGRIA:

Estamos instruindo o Magic xpa a atuar como um RIA Server:

O número que aparece na coluna “Max” do Broker é a quantidade máxima de usuários que este engine do Magic xpa está autorizado a aceitar simultaneamente, segundo limites da licença e/ou as configurações do MAGIC.INI (MaxConcurrentUsers).

O Magic xpa RIA Server pode atender a requisições Rich Client.

Mas ele não atenderá requisições WEB (HTTP/SOAP/EJB/COM) ou OS Shell. Isso significa também dizer que todos os programas referenciados nas requisições que chegam até o engine, precisam ser do tipo “Rich Client”.

Mas, como fazer se precisarmos que o engine Magic xpa que está no ar, atue tanto como um App Server quanto um RIA Server?

Por exemplo, se temos uma mesma aplicação que possui tanto programas Web quanto Rich Client, e precisamos atender a ambos os tipos de requisições iniciando apenas um engine?

Isso é possível, através de configurações especiais.

Primeiro, precisamos que ambas as licenças (MGENT e MGRIA) estejam presentes no arquivo de licenças (ex: License.dat) que será utilizado:

Depois, no arquivo MAGIC.INI, na chave “LicenseName” devemos informar o nome da licença Enterprise (MGENT?):

Esta combinação vai fazer com que o engine Magic xpa execute tanto como um Enterprise (App) Server, quanto um RIA Server:

 

Na tela do Broker, os valores à direita da barra vertical referem-se às informações da licença MGRIA (ao RIA Server). Os valores à esquerda, às informações da licença MGENT? (ao App Server).

Como esta configuração, este engine poderá atender a todos os tipos de requisições externas: HTTP, SOAP, EJB, COM, OS Shell e Rich Client.

Manoel Frederico - Gerente de Produto e Magic Evangelista
Manoel Frederico – Gerente de Produto e Magic Evangelista

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *